quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Metáfora e Criatividade

A metáfora sobrevive com a ambiguidade de ter, com outro objeto ou qualidade, uma relação de semelhança. Você tem uma vontade de ferro! Ou seja, sua vontade é tão resistente como o ferro.
A criatividade é imprevisível, volátil e fugaz, deve ser assumida prontamente para que não escape.
Do mundo greco-latino de mais de dois mil anos algumas palavras e seu significado original comprovam que as mudanças ocorrem continuadamente.
Teoria: Teo = Deus. Ria = rir. Rir com Deus. Teoria é uma ação que inova e modifica sendo também conhecimento especulativo de opiniões e ideias sobre determinado assunto. Se teoria é ação especulativa, pode-se teorizar o desconhecido para encontrar a verdade dos fatos.
Verdade, termo que substantiva o evento real que, por ser desconhecido, tem dois lados.
A palavra consolida o conhecimento, preenchendo o vazio da ignorância.
Nu, adjetivo que quando pronunciado, oferece ao ser humano a consciência de sua realidade, está despido!
Filosofia é formada de filo = amigo e sofia = saber. Portanto, amigo do saber ou amor pela sabedoria.
A leitura é um ato passivo, introspectivo e, aparentemente, calmo. Entretanto é inquietante e movimentado porque mexe com os sentimentos do leitor. Não é a leitura que gera o escritor.Escrever é um movimento ativo de criação de imagens e formas que, embora independentes, se relacionam.
Dom e técnica, instinto e desejo, arma criativa e munição, com as quais o indivíduo transcende de si para o coletivo. Dom é o caminho instintivo e a técnicaé o método indutivo, de raciocínio, apoiado na observação direta ou no testemunho autorizado de quem já conhece determinado assunto.
A fala e a escrita decorrem da observação dos fatos na busca do entendimento. Ouvintes e leitoresnecessariamente precisam ouvir e ler, entendendo, sentido-se parte envolvida emocional e racionalmente. A palavra redação, red + ação, é a expressão escrita dada ao pensamento para que o público o conheça. Escrever exige mais responsabilidade do que falar.
A palavra método é formada por meta = através e odos = caminho, portanto caminho através do qual se encontrará o meio para fazer alguma coisa.
Dedução é matemática feita com números e equações que darão a resposta correta para os fatos considerados. Silogismo é um raciocínio dedutivo que se compõe de todos, premissa geral. Então, premissa particular. Logo, caminho conclusivo da lógica. Ex. Se todos os políticos são corruptos então, Lalau da Silva é corrupto! Logo, não merece ser reeleito.
Mário "Jequibau" Albanese  

Nenhum comentário:

Postar um comentário