terça-feira, 11 de novembro de 2014

Movimento Novembro Azul 2014

Agora é a vez dos caras: campanha nacional vai promover o combate ao câncer de próstata

Conscientização do câncer de próstata: depois do “Outubro Rosa”, novembro vai ser o mês azul.

Depois do “Outubro Rosa”, agora é a vez dos homens abraçarem uma causa. Com o intuito de acabar com o preconceito e quebrar as barreiras do pensamento masculino, uma campanha vai alertar os homens sobre a gravidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença: o Movimento Novembro Azul.

Segundo especialistas, o exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

# A CAMPANHA
Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o mês de novembro vai ser dedicado ao tema. No intuito de derrubar o tabu sustentando ainda por muitos homens, o Instituto Lado a Lado Pela Vida criou o “Movimento Novembro Azul”, que surgiu em 2008 para desmistificar o exame de toque e alertar o público masculino sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a realizarem exames preventivos através de ações interativas e eventos por todo Brasil.

# ABERTURA: JOGO AZUL - TIME DO ZICO X TIME DOS ARTISTAS
A campanha terá início no primeiro dia de novembro, no Rio de Janeiro, com o “Jogo Azul”. O evento beneficente que será realizado no Centro de Futebol Zico terá como público as crianças da escolinha de futebol Zico 10, onde poderão acompanhar a participação de ex-jogadores e artistas.

# CIRCUITO CAIXA ATHENAS - CORRIDA AZUL
Em parceria com o Circuito Athenas, o Instituto Lado a Lado Pela Vida
Vai realizar neste domingo a “Corrida Azul”, que vai reunir 7.500 atletas no primeiro evento oficial do Novembro Azul 2014 em São Paulo. Nesta etapa do circuito, serão realizadas provas de 5 km, 10 km e 21 km. A corrida tem largada marcada para as 7 horas da manhã, na Ponte Transamérica, zona sul de São Paulo, e os participantes receberão informações sobre a campanha.

# OUTRAS AÇÕES
O Novembro Azul 2014 irá realizar eventos em todo país. Dentre eles, o VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação.
O movimento também estará presente em três etapas da Stock Car, com carros adesivados e pilotos vestindo camisetas da campanha para divulgar a causa.
Além disso, dois dos mais importantes monumentos brasileiros também não ficaram de fora: o Congresso Nacional, em Brasília, e o Cristo Redentor, receberão iluminação especial com a cor oficial do movimento durante o mês.

# OS NÚMEROS DO PROBLEMA
Os dados assustam: o câncer de próstata é o 2º tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. E embora as estatísticas demonstrem que um em cada seis homens terão a doença ao logo da vida, quase 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista. A estimativa para 2015 é de que 69 mil novos casos de câncer de próstata surjam no Brasil. E o mais importante: A CHANCE DE CURA COM UM DIAGNÓSTICO PRECOCE CHEGA A 95%.


Para saber mais sobre a campanha, sobre o câncer de próstata, exames disponíveis e outras informações, acesse o site oficial do Movimento Novembro Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário