quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Mas você sabe como surgiu o Dia do Professor?

Olá companheiros de ideias e ideais, parafraseando nosso querido Professor Doutor Mário Albanese,
nós do Spazio Cultural e da Nova Ordem Social parabenizamos todos os professores do Brasil, em especial, nosso querido Mestre e Mentor Maestro Albanese e nossa querida Artista Plástica, Professora da História da Arte e Coordenadora do "NOS MULHER" Cleide de Angelis por este DIA tão importante.
Parabéns aos Professores do Brasil!!!

Os professores merecem salários mais justos, pois lidam com a educação de um país  
O Dia do Professor é comemorado em diversos países em diferentes datas, no Brasil no dia 15 de outubro, primeiramente em 1827 esse dia era consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila (uma mulher religiosa e escritora espanhola, ficou famosa pela reforma que realizou na Ordem das Carmelitas e pelas suas obras místicas). 

Neste ano D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial, o qual criava o Ensino Elementar no Brasil, em que todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras. 

De acordo com esse decreto deveria haver a descentralização do ensino, falava do salário dos professores, as matérias básicas que os alunos deveriam aprender e a maneira como os professores deveriam ser contratados, ideias revolucionárias para a época que teriam sido ótimas se aplicadas, no entanto, infelizmente não foram cumpridas. 


E somente 120 anos após o decreto, em 1947 ocorreu a primeira comemoração do Dia do Professor. 


Isso ocorreu pela ação de quatro professores de São Paulo que tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa, sendo que na época havia apenas 10 dias de férias no segundo semestre. 


Teve destaque o professor Salomão Becker, que foi quem sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, pois nessa data já ocorria em Piracicaba uma pequena confraternização que reunia professores e alunos, mas com esta comemoração até os pais participaram. E Becker discursou, ficando famoso pela frase  "Professor é profissão. Educador é missão". 

E assim a celebração se tornou um sucesso, sendo realizada nos anos seguintes e finalmente oficializada como feriado escolar através do Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro de 1963.


Esse decreto dizia: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". Infelizmente não é o que vemos hoje, e como a maioria dos feriados é apenas lembrado como mais um dia de folga do trabalho e escola.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário