sábado, 26 de outubro de 2013

Jequibau, Valor e Significado. Ritmo e Gênero de Música criado por Mário Albanese e Ciro Pereira

Festeja-se no Município de no Estado de São Paulo, 13 de Agosto como o DIA DO JEQUIBAU, palavra ainda entendida como neologismo. Já se passaram 48 anos e o aproveitamento do termo JEQUIBAU é extenso e variado: nome de empresa, música, ritmo, gênero, livros, LP, CD, filmes, e nas diversificadas publicações de jornais, revistas, catálogos, concursos, no Brasil e no exterior. Mesmo assim, continua ignorado pelos dicionaristas.
Os Estados Unidos o receberam com significação e conceito. Jequibau, o excitante novo ritmo do Brasil, Jequibau, The Exciting New Rhythm From Brazil, é o título do álbum com dez (10) músicas originais de Mário Albanese e Ciro Pereira, editado em vinte e três (23) países simultaneamente. Os americanos tiveram o cuidado de ensinar como se pronuncia o termo Jequibau. You spell it this way, você soletra a palavra desse jeito: Jock-ee-bow, Jequibau! O prefácio, assinado por dois conceituados músicos, é explícito:
 Este maravilhoso ritmo nascido no Brasil é o primeiro 5/4 com uma pulsação verdadeira – Mº George Barnes. Jequibau é uma  verdadeira fórmula  de cinco tempos – Mº George Cole.
Seguiram-se outras importantes avaliações, como a do crítico e músico, autor da Enciclopédia de Jazz, Leonard Feather: - Este novo e excitante ritmo do Brasil, jequibau, é um 5/4 que revela, com incrível simplicidade e charme, um novo entendimento métrico desse compasso. Sunny Skylar, compositor, EUA - Jequibau é o mais excitante ritmo do Brasil. Tem cinco tempos por compasso com autêntica individualidade brasileira. No Brasil, Amilton Godoy, pianista do Zimbo Trio: O jequibau é uma expressão real para a nossa música, o 5/4 brasileiro! Prof. Wilson Cúria, autor do livro Modern Method for Piano Bossa Nova and Jequibau: A assinatura métrica do jequibau garante-lhe o direito de ser o primeiro 5/4 com uma pulsação própria e verdadeira. A literatura de cordel com
Teo Macedo, renomado cordelista escreveu: Jequibau é jequibau / Diferente marcação / Cinco tempos por inteiro / Contrariando a tradição / Um compasso brasileiro / Nova forma de expressão! Jequibau é jequibau / A palavra é singular / Não existe em dicionário / Não adianta procurar / Depois de tantos fatos / É hora de registrar! Inserido em métodos de ensino, vencedor de concursos internacionais, gravado por nomes famosos da música nacional e internacional, o jequibau foi uma das maiores contribuições à evolução da música, cuja importância será melhor avaliada e compreendida através dos tempos, quando então terá destaque especial como capítulo importante na história da música brasileiraBrás Baccarin, Musicólogo, Brasil.
O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza!

 Mário Jequibau Albanese

Meu mestre, mentor do Spazio Cultural, Mr. Mário "Jequibau" Albanese completará 82 anos no final deste mês.
PARABÉNS MESTRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário