segunda-feira, 9 de julho de 2012

Revolução Constitucionalista de 1932 - 80 anos

Caríssimos parceiros de ideias e ideais.
A Insurreição!
São Paulo de todas as raças, em 1932, há 80 anos, se sublevou contra Getúlio Vargas para reivindicar uma Assembléia Constituinte isso porque o país tinha um governo provisório. Com a defecção dos Estados compromissados com o movimento, o Estado de São Paulo ficou só e resistiu bravamente ao poderio bélico de 250 canhões, em terra, 24 aviões, no ar, e uma invasão marítma que subjugou o porto de Santos. Numa guerra entre irmãos estima-se que a luta de três(3) meses motivou entre 1500 e 2000 mortes. "Tudo por São Paulo num Brasil unido!" frase histórica proferida por um extraordinário jogador de futebol do Clube Atlético Paulistano: Arthur Friedenreich, àquela época com 40 anos, sendo 20 de futebol. Líder por natureza Friedenreich comandou o Batalhão Esportivo, envolveu os principais clubes e doou seus troféus e medalhas, para ajudar a financiar a luta armada. Arthur Friedenreich foi estrela de primeira grandeza do futebol brasileiro como atacante da equipe do Paulistano, clube que teve também a primazia de realizar a primeira excursão de uma equipe brasileira pela Europa. Saliente-se, por oportuno, que dos 30 mil soldados constitucionalistas 10 mil eram voluntários sem experiência militar. Arthur Friedenreich com seu exemplo dignificou a imagem do jogador de futebol, marginalizada até então. A rendição heróica dos paulistas ocorreu aos quatro dias de outubro de 1932. No ano seguinte o Campeonato Paulista se profissionalizou!
O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza.
PS.
Agradecimento ao Prof. MarcoAntonio Villa, da UFSCar , Universidade Federal de São Carlos e autor do livro "1932: Imagens de uma Revolução".
Lembro ainda que fui o Sócio Responsável pelas equipes de basquete do C.A. Paulistano nos idos de 1980, o casião em que criei juntamente com José Eduardo de Barros o Hino em homenagem ao clube que tanto amamos: "Paulistano, sempre!" Mário Jequibau Albanese.


http://spaziocultural.vilabol.uol.com.br/

http://artephatoatelier.vilabol.uol.com.br/

http://encontrodasartes.vilabol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário