sábado, 16 de julho de 2011

Síntese da Palestra de Mário Albanese no Rotary

Herança Musical e Surdez Tonal
Mário Jequibau Albanese


A vida é dual e se sucede na sequência de dias e noites, se reafirma no casamento do homem com a mulher etc. No que concerne à música o compasso binário prepondera. Se avançarmos com esse raciocínio à _Herança Musical Genética_ se contrapõe a _Idiotia Musical ou Surdez Tonal_.
_Herança Musical Genética_ – Assim como os caracteres físicos são transmitidos de pais para filhos, o plasma germinativo transmite também caracteres psíquicos. Alguma famílias ficaram famosas por seus membros serem todos músicos como Mozart, Beethoven e Lizst. Contudo a família dos Bach se notabilizou pelo fato da herança musical ter-se manifestado por uma linha ininterrupta de cinco (5) gerações. Mozart aos três (3) anos já tocava piano e com quatro, compôs um concerto para clavicórdio, além de tocar violino sem nunca ter estudado!
_Idiotia Musical ou Surdez Tonal_ atinge pessoas com incapacidade de reagir à música. São indiferentes, não sentem prazer nem tampouco compreendem a diversidade de sentimentos que a música gera. Anatole France, Vitor Hugo, Emile Zola, e Napoleão Bonaparte, são exemplos dessa insuficiência.
_Música, Publicidade e Civismo_. A música é a maneira ideal de repercutir uma mensagem. Platão afirmava: _ se me fosse possível escolher as canções para o povo cantar, não me preocuparia tanto com os legisladores_. A música consegue agregar um estado psicológico único. A função cívica da música se traduz nos Hinos que despertam amor e respeito pela pátria. A Revolução Francesa foi alavancada com a Marselhesa. _Música e Trabalho._ A música funcional aumenta a capacidade laborativa quando utilizada corretamente. Nas salas de cirurgia a música cria sensação de bem-estar e acalma. Jornaleiros, vendedores de rua, mascates, oferecem produtos cantando. As torcidas cantam. Sherlock Holmes deslindava os crimes tocando violino.
_Musicoterapia_ – Sob o ponto de vista científico a música age sobre o sistema nervoso causando euforia, estímulo, sedação e até hipnose. Portanto, seu efeito sugestivo varia de acordo com a intenção do compositor. Quando o efeito é benéfico exerce função terapêutica. Caso contrário pode promover excitação e catarse coletiva.
O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza! Com particular consideração, Mário Jequibau Albanese.




Nenhum comentário:

Postar um comentário