segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Existe futuro para os Partidos Políticos no Brasil?

Nos dias de hoje, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar.

Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro ). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos.
Atualmente existem 30 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
 
 
A democracia e os partidos políticos dominam a opinião pública em todo o mundo.
Em Portugal, foi recentemente publicado um estudo da Universidade Católica sobre as questões da qualidade da democracia  e dos partidos políticos na perspectiva dos cidadãos, cuja importância deve ser assinalada.
Segundo os dados nele divulgados, cerca de 51% dos portugueses mostram-se insatisfeitos com a sua democracia e seus partidos e apenas cerca de 11% consideram positivo o seu funcionamento.
 
E no Brasil, você está satisfeito? E qual o futuro dos Partidos Políticos por aqui?
Nós temos um número bastante grande de agremiações partidárias no Brasil e elas tendem a aumentar profundamente nas eleições majoritárias de 2018.
Dá para imaginar que na próxima década haverá um ajuste significativo na quantidade de partidos no Brasil.
Veja o que aconteceu, agora, em 2016 nas eleições para prefeitos e vereadores, tomando como base o nosso Estado de São Paulo.
Inúmeros partidos recém formados, já fizeram vereadores nas principais cidades do estado. Vamos excluir a cidade de São Paulo, a capital do estado. Tomemos como referência, uma dúzis das maiores cidades interioranas e percebam como partidos enormes como o PT perderam espaço, evidentemente pelo caos político que provocaram, pela corrupção, pela falta de crescimento do país, pelo desemprego, etc.
Também pelo enfraquecimento de partidos antigos como o PV, com mais de 30 anos de existência e perdendo representatividade, agora no cenário estadual.
O Partido Verde fez somente um único vereador na cidade de Osasco, enquanto jovens partidos com menos de quatro anos de existência se multplicaram pelas Câmaras Municipais do estado, sem contarmos as pifias concorrências pela prefeituras.
 
Portanto, o futuro dos Partidos Políticos no Brasil se dará de forma Darwiniana, ou seja, "A teoria da seleção natural", Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
 
E com os Partidos Políticos acontecerá o mesmo. Os jovens que se adapterm crescerão. Os antigos com ideais ultrapassados desaparecerão e o meio político partidário se adaptará...
Simples assim...
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário