sábado, 19 de abril de 2014

O Spazio Cultural deseja a todos uma Feliz e Santa Páscoa!!!!


Há muitas versoes, mas, seu significado universal, independente de credo e origem tem a ver com o fenômeno da vida e é através desta tradiçao que atravessa séculos, que o ovo passou a simbolizar esta festa, como a origem da vida e do homem.
A palavra "Páscoa" é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem. Ela já era celebrada pelos judeus antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, que comemoram este dia com sentido de liberdade, após a escravidao no Egito.
Em contrapartida, para os cristaos a Páscoa tem um significado especial e diferente, pois celebra o renascimento de Jesus Cristo e sua ascensao ao céu, dois dias depois da morte na cruz (sexta-feira santa).
Para os povos nórdicos, nao com um sentido religioso, mas como manifestaçao de gratidao a terra pelas colheitas e homenagem a primavera que se aproxima, nesta época, naquela regiao, a Páscoa seria uma festa pela prosperidade e pela vida, consubstanciada na íntima uniao entre o homem e a terra.
O costume dos ovos de Páscoa para os povos ocidentais teria sido trazido por missionários que visitaram a China, onde há muitos séculos já existia o hábito de se presentear os amigos com ovos de pata ou galinha cozidos e coloridos, na Festa da Primavera do hemisfério norte, justo na época em que se comemora a Páscoa.
Mas foi na idade média que o ovo enfeitado juntamente com a imagem do coelhinho, que representa a fertilidade, passou a simbolizar a data.
No século XVIII, a igreja adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreiçao de Cristo, santificando entao, um costume originalmente pagao.
Durante algum tempo os ovos foram feitos de açúcar e enfeitados, mas, com a industrializaçao do chocolate em 1778, quando o frances Doret desenvolveu máquinas para moer, misturar e aglomerar a massa de cacau, surge a primeira fábrica de chocolate, na Suíça. A partir de 1830, considerado fonte de alimento de alto valor nutritivo e energético, também os ovos de Páscoa começaram a ser feitos de chocolate.
Lendas a parte, o profundo significado da Páscoa é trazer a lembrança de todos os homens, de todos os credos e povos, a Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário