domingo, 21 de abril de 2013

Earth Day 2013 - Dia da Terra - 22 de abril de 2013

O primeiro Dia da Terra, que aconteceu em abril de 1970, foi um verdadeiro protesto ambiental. Foram realizadas passeatas e discursos (como estava na moda nos anos 60), porém, apenas nos Estados Unidos. De fato, muitas organizações que até então se envolviam apenas em movimentos antiguerras, em abril de 1970 voltaram-se para um novo inimigo: a poluição e destruição ambiental.

No final dos anos 60, o ar, rios e florestas da América do Norte estavam em maus bocados, como resultado de um massivo desenvolvimento industrial. Os rios chegavam até mesmo a pegar fogo, tamanho era o despejo de lama, escombros e resíduos tóxicos que inflamavam com a menor faísca. Em cidades de médio porte, como Portland, o ar que as pessoas respiravam era tão poluído e fazia tão mal aos seus pulmões que era semelhante a fumar dois maços de cigarro por dia [fonte: Van Fleet - em inglês]. As florestas estavam em estado de alarme, pesticidas estavam sendo jogados sem o maior cuidado em terras produtivas e a água do mar estava contaminada. Nessa época, o rio Ohio´s Cuyahoga queimou (1986) pela décima vez em apenas um século, levando as pessoas a deixar de pensar localmente e passar a colocar o ambiente como objetivo principal.

Foi quando o senador de Wisconsin, Gaylord Nelson, apareceu com a ideia do Dia da Terra. Ele já estava trabalhando há anos no Congresso em busca de pessoas que se juntassem a ele na luta em defesa do meio ambiente, mas muito poucos realmente se interessavam pelo assunto até então. Gaylord chegou até mesmo a convencer o presidente Kennedy a fazer um tour discursando nacionalmente sobre o tema “meio ambiente”, em 1963, mas infelizmente os resultados colhidos foram aquém do esperado. Então, em 1969, ele anunciou o dia nacional de protesto ambiental, marcado para 22 de abril de 1970. A imprensa abraçou a ideia e passou a divulgar matérias referentes aos problemas ambientais que os Estados Unidos estavam enfrentando, tornando a data cada vez mais pública.

Como resultado, o primeiro Dia da Terra foi um enorme sucesso.

Nesse artigo, veremos como aconteceu realmente este primeiro Dia da Terra e veremos ainda como ele evoluiu. O Dia da Terra que conhecemos hoje é completamente diferente do Dia da Terra de 1970, embora o sentimento ainda seja o mesmo.

E não é difícil de imaginar como o Dia da Terra mudou, afinal, os anos 60 e 70 são épocas que jamais podem ser copiadas.


O Dia da Terra de 1970


Dia da Terra
© istockphoto.com / Bart Coenders
Muitas pessoas usaram máscaras de gás como forma de protesto durante o Dia da Terra de 1970
Em 1970, o ato de protestar era uma prática comum nos Estados Unidos. Jovens e estrelas de Hollywood, além de muitos que haviam protestado durante anos contra a Guerra do Vietnã (em inglês), encamparam a ideia do Dia da Terra. Porém, olhando para trás, o Dia da Terra daquele ano não teve nada a ver com “celebração” - alguns jovens revoltados quebraram janelas de carros e muitas pessoas andaram nas ruas usando máscaras de gás. Mas, mesmo aqueles que não eram muito chegados a protestos, mostraram suas caras no primeiro Dia da Terra. Grande parte da população norte-americana se envolveu no evento – muito em função da imprensa que começou a noticiar a data semanas antes e fez páginas inteiras sobre o assunto nos principais jornais do país.

Na época do Dia da Terra de 1970, bem como nos primeiros anos de celebração da data, tratava-se de um movimento em prol da “conservação” e não do “meio ambiente” em geral. O foco era preservar e proteger. Questões como a poluição do ar e da água, desmatamento e testes nucleares eram as maiores e mais discutidas – o aquecimento global ainda não estava em pauta.

O Dia da Terra de 1970 acabou superando todas as expectativas. Cerca de 20 milhões de pessoas que viviam nos Estados Unidos e Canadá estiveram envolvidas em passeatas e comícios chamando a atenção para a causa e, principalmente, clamando pelo envolvimento do governo. O sucesso foi assombroso, especialmente quando levamos em conta o orçamento do evento. Com apenas 200 mil dólares, os promotores organizaram passeatas, comícios e discursos em lugares como Washington, Nova York e Portland, sempre centrados na ideia de que as pessoas deveriam repensar suas relações com a Terra ou aceitar e sofrer com as conseqüências [fonte: Lewis - em inglês].

Esses primeiros anos do Dia da Terra foram realmente um sucesso – algo raro naquela época para uma ação que era baseada em um protesto voluntário. Em dezembro de 1970, sete meses após a realização do primeiro Dia da Terra, foi criada a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA - em inglês). O Ato do Ar Limpo (Clean Air Act) também foi criado em 1970 e o Ato das Espécies Ameaçadas (Endangered Species Act) surgiu em 1973. Ambas são leis que foram criadas após o movimento. Em 1980, o Congresso estabeleceu o Superfundo para limpar lugares que estavam em perigo e onde havia muito desperdício. Essa foi uma década e tanto para o progresso ambiental - e o Dia da Terra de 1970 teve uma participação especial nisso tudo.

É difícil explicar a excitação do começo de um movimento que hoje em dia faz a diferença. Com o lema "pensar globalmente e agir localmente", o Dia da Terra como hoje comemoramos é menos protesto e muito mais voltado ao trabalho em busca de objetivos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário