quinta-feira, 14 de março de 2013

14 de março - Dia Nacional dos animais

Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade.

Leonardo da Vinci

Considerada a terceira atividade ilícita mais praticada do planeta, o tráfico de animais movimenta cerca de 20 bilhões de dólares por ano, de acordo com o Renctas, ONG que combate o tráfico de animais silvestres desde 1999. Somente no Brasil, 38 milhões de animais são retirados da natureza, o que representa 15% de todo o tráfico internacional.
Mesmo com tanta corrupção, há empresas que se preocupam em preservar as espécies de animais e cultivar a criação. A Fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão, é um exemplo. Em parceria com o IBAMA e a Brigada Ambiental, a Quinta da Estância criou o primeiro Criadouro Conservacionista do sul do Brasil, em 1996, com o objetivo de reabilitar e reambientalizar animais. Uma das práticas que ocorrem no criadouro é a soltura de pássaros, que já somam mais de dois mil liberados. Nestes anos, a Quinta da Estância já cuidou, tratou e reabilitou 13 mil animais, aproximadamente, entre mamíferos, répteis e aves.
“São 168 espécies de pássaros e inúmeros animais silvestres que habitam ou migram pela área da Quinta da Estância. Nosso Criadouro Conservacionista possui diversas aves e outros animais que constam no Livro Vermelho de fauna ameaçada de extinção”, explica o diretor operacional da Fazenda, André Goelzer.
E para quem adora ver os animais, a Quinta da Estância possui um roteiro rural pedagógico, em que veterinários, biólogos e especialistas mostram e explicam a origem, como se reproduzem e as características de cada bichinho. Mais de 900 mil visitantes já foram sensibilizados com o passeio monitorada pelo criadouro.
A Fazenda Quinta da Estância Grande participa ativamente de vários projetos de preservação de aves ameaçadas de extinção, com a reprodução de aves como mutum-de-penacho, mutum-cavalo, cajubí, perdigão, ganso-coscoroba, entre outras. Também possui criação de gado franqueiro, espécie de bovino nativo em risco de extinção.
Fonte: Infato Comunicação Empresarial






Nenhum comentário:

Postar um comentário