quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Parabéns Mister Mário "Jequibau" Albanese

A onda digital e o músico.
Aos caríssimos parceiros de idéias e ideais.
Ao ser agraciado pela SBACE – Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, com a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes e tomando conhecimento da qualidade do currículo dos demais confrades que partilharam comigo dessa honraria, fiquei meditativo e ensimesmado, fato que deu ensejo às linhas abaixo.
A onda digital tomou o lugar dos músicos nas grandes orquestras e nos estúdios de gravação. As inovações estão obrigando os músicos a uma adaptação em busca de novos campos de trabalho. Do ensino para o solo instrumental e formação de pequenos grupos para apresentações em locais inusitados como bares, galerias, ruas, avenidas, igrejas, casamentos, festivais, entre outros. Pondere-se que para o músico tocar um instrumento não é propriamente um trabalho é sim, sua vida! Músicos saídos de universidades, conservatórios, escolas especializadas precisam encontrar, como todos, trabalho para sobreviver. A música clássica vive aflitiva agonia porque as platéias de hoje não têm conhecimento suficiente para apreciá-la. Em flagrante contraste, os musicais de rock se multiplicam em estádios com capacidade para milhares de participantes que interagem cantando, dançando, fazendo parte efetiva do espetáculo, divertindo-se! Nos EUA a Filarmônica de Brooklin, fundada em 1954 esvaziou sua temporada, e a de Long Island apresentou apenas um concerto. A Sinfônica de Queens que congregou (65) sessenta e cinco músicos ficou reduzida a (17) dezessete, nas poucas apresentações realizadas. Releve-se, por oportuno, que não é o número de músicos participantes que estabelece a diferença entre orquestra filarmônica e sinfônica. A questão é etimológica, atrelada à origem grega da palavra filarmônica que significa amigo da música e por isso a Orquestra Filarmônica depende de doações para sobreviver, enquanto a Orquestra Sinfônica é subvencionada, em essência, por verbas governamentais. Para finalizar e pelo que pude constatar as companhias de dança utilizam música gravada, com um regente e alguns músicos freelancers.
A vida é uma música inédita e, ao ouví-la cante e dance. Seja feliz. O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza.
Com particular consideração e amizade,
Mário Jequibau Albanese
O Spazio Cultural homenageia este grande músico, poeta, pai do Jequibau, Maestro Mário Albanese que foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário