sábado, 18 de agosto de 2012

22 de Agosto - Dia do Folclore - Conferência de Assis Ângelo no IHGSP

Um périplo sobre o mês do Folclore
Mário Jequibau Albanese - Membro Efetivo da Associação Brasileira de Folclore.
22 de Agosto de 2012 - Conferência de Assis Ângelo no Instituto Histórico e Geográfico de SP - IHGSP


A coleta de material folclórico de campo depende do discernimento de quem o interpreta e seleciona. O folclore é uma ciência intersticial porque tem implicações com outros conhecimentos que circunstanciam a mentalidade coletiva do povo na sua expressão mais rudimentar e simples.
O folclore possui o domínio do conhecimento inculto embrenhado na alma popular, não é história porque os fatos folclóricos circulam na oralidade.. Trata-se de uma ciência-arte que estuda hábitos, usos e costumes de um povo por transmissão boca a boca em tempo pretérito, atual e futuro. O folclore expande-se nos meios rudimentares sempre recheados de superstições, provérbios, crenças , estórias, cantos, lendas, mitos, danças, folguedos e cantigas que acabam pousando nas altas camadas sociais. Quem do povo não é médico, jurista, engenheiro, astrólogo, pajé adivinho e teólogo?
O folclore é um manancial riquíssimo de história, de filologia, com uma manifesta vocação antropológica, em razão do amplo estudo sobre o ser humano, sua origem, evolução, características raciais, e crenças.
Foi significativa a reclamação de François Marie Arouet mais conhecido por Voltaire ( Paris 1694 – 1778) de que àquela época só se fazia história de reis e não de povos.
O Brasil comemora o centenário de nascimento do pernambucano Luiz Gonzaga nascido em 13 de dezembro de1912, e falecido aos 02 de agosto de 1989, com 76 anos. Voz marcante, personalíssimo deu vida e imortalizou o baião para distinguir-se e entrar para a história. Aos 22 dias de agosto, no Dia do Folclore, às 15h00, Conferência do escritor, poeta, compositor e historiador Assis Ângelo, que recentemente lançou o Diário Gonzaguiano de A a Z. O InstitutoHistórico e Geográfico de SP - IHGSP, conta com sua honrosa presença.


IHGSP - Rua Benjamim Constant, 158. SP/SP

No Município e Estado de São Paulo 13 de agosto foi instituído por lei como o DIA DO JEQUIBAU, ritmo joeirado no folclore e inserido em métodos de ensino. Criação de Mário Albanese e Ciro Pereira, fartamente reverenciada por renomados músicos nacionais e internacionais, como o primeiro 5/4 com uma pulsação autêntica, um compasso quinário com identidade tropical e brasileira. Depoimento de Mário Albanese, dia 15.08.2012, foi concorrido e participativo, com absoluta interação com os presentes. Nos anais do IHGSP o registro desse importante momento da MPB paulistana.

No Brasil, 22 de agosto de 1965 foi instituído como o Dia do Folclore. Nos idos de 1846 o inglês William John Thoms (1803-1885), juntou as palavras inglesas _folk_, povo, com _lore_, conhecimento, para criar um neologismo que reproduz a sabedoria popular resultante da somatória de crenças, tradições, mitos e conhecimentos regionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário