segunda-feira, 25 de junho de 2012

28 de junho - Dia Estadual do Choro

A partir de 2009, o dia 28 de junho passou a ser conhecido como o Dia Estadual do Choro. A homenagem foi oficializada na quarta-feira, dia 11 de junho de 2009, com a publicação, no Diário Oficial do Estado, da Lei 13.447/09, de iniciativa do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Nessa data, comemora-se o aniversário do Garoto, nome artístico do histórico instrumentista brasileiro.
Aníbal Augusto Sardinha. Compositor de melodias baseadas nos mais diversos ritmos (sambas, boleros, fox, xotes, entre outros), Garoto é autor de vários sucessos que marcaram diversas épocas do cenário musical brasileiro. “Assim como Pixinguinha está para a Música Popular Brasileira, Garoto está para São Paulo, por ser seu maior expoente do choro, merecendo, portanto, que o dia 28 de junho, passe a ser lembrado como o “Dia Estadual do Choro”, comemorado anualmente aqui no Estado de São Paulo”, justifica Paulo Alexandre, lembrando que Garoto, por diversas vezes, se apresentou no Teatro Coliseu, de Santos.

http://spaziocultural.vilabol.uol.com.br/


http://www.clubedochoro.org.br/


http://artephatoatelier.vilabol.uol.com.br/


http://encontrodasartes.vilabol.uol.com.br/      facsimile
Paulistano nascido no dia 28 de junho de 1915, filho de portugueses, este precoce músico que, desde criança, manifestou seu apreço pelos instrumentos de cordas dedilhadas – violão, violão tenor, bandolim, cavaquinho, guitarra havaiana e banjo, apenas entre os mais conhecidos – sedimentou, através de sua concepção harmônica e sofisticação musical à frente de seu tempo, uma obra que compõe o alicerce da música popular brasileira, que até hoje norteia os caminhos de tantos músicos das mais diversas épocas e estilos no País.
Marcello Laranja, membro e um dos fundadores do Clube do Choro de Santos, explica que São Paulo tornou-se o primeiro estado da federação a instituir o Dia Estadual do Choro. “Com essa homenagem, enaltecemos um gênero musical genuinamente brasileiro. Será, sem dúvida, uma data muito importante para quem aprecia o choro”.
Jorge Maciel, também fundador e integrante do Clube do Choro de Santos, observa que a instituição da data ajudará na popularização do choro. “Vamos organizar eventos para divulgar a data. Queremos mostrar o quanto a beleza do choro, que tem admiradores de todas idades e classes sociais. Afinal, uma boa música é universal”.
FONTE: CLUBE DO CHORO DE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário