terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mário Albanese a Adesf e o Tabagismo

Mário Albanese permeou todas as fronteiras da história do tabagismo no Brasil e ainda cuida e acolhe todos que tenham vontade e interesse em conhecer a realidade do problema.
Nos idos de  21 de novembro de 1994, o insigne Prof. Dr. José Rosemberg presenteou Mario Albanese com uma reprodução do famoso quadro de Van Gogh, uma caveira fumando, com a seguinte dedicatória, Albanese, meu querido amigo. Ao ofertar-lhe esta reprodução do Van Gogh , estou simbolizando a extraordinária e incansável atuação que você incorporou a sua vida, no combate sem tréguas, à epidemia tabágica. Sua cruzada serve de paradigma aos que se preocupam com a saúde deste nosso povo sofrido. Abraços fraternos, Rosemberg.
Atitude inédita e histórica. Em fevereiro de 1995, Mário Albanese e Luiz Carlos Mônaco na condição de advogados do CCCTB – Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil, presidido pelo Prof. Rosemberg, promoveram junto à Promotoria de Justiça do Consumidor, a abertura do Inquérito Civil de nº 001/95, contra as empresas fabricantes de cigarro. Na seqüência, Mário Albanese e Luiz Carlos Mônaco fundaram a ADESF – Associação de Defesa da Saúde do Fumante que, desde fevereiro de 1995, tem  Mário Albanese no exercício da presidência e Luiz Carlos Martins Mônaco, seu inseparável amigo de campanhas memoráveis, como Vice-Presidente e Diretor Jurídico, bem como o inesquecível Prof. José Rosemberg, como  Presidente de Honra.  Entidade sem fins lucrativos, a ADESF se substancia no trabalho desinteressado de uma plêiade de abnegados, uma constelação de amigos, que enxergam valor e mérito  nessa missão em favor da saúde individual e pública.  Com criatividade, bom senso  e ousadia, a ADESF tornou-se precursora da primeira Ação Coletiva Indenizatória com a prerrogativa da inversão do ônus da prova, publicada na íntegra na Revista do Consumidor. Precursora  em promover o Primeiro Encontro entre Médicos e Advogados, aos 15 de dezembro de 1995, na OAB - Ordem dos Advogados de São Paulo, para discutir “A responsabilidade civil dos fabricantes de cigarros”. Precursora na realização de dois Congressos Brasileiros de Tabagismo no Ambiente de Trabalho e também em promover palestras, encontros, simpósios, debates que, certamente, desanuviaram o enfumaçado ambiente das discussões sobre tabagismo.
Com Mário Albanese presente se reacende o debate no limite do conhecimento, até de especialistas médicos. Em artigos  publicados em jornais e revistas, bem como nas entrevistas, Mário Albanese sempre tem um enfoque diferenciado, um ângulo novo de  observação na questão do tabagismo. Valor e respeito a quem trabalha!
Antonio Tadeu Tortoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário