terça-feira, 19 de novembro de 2013

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

O Spazio Cultural homenageia esta data lembrando nosso grande Machado de Assis!

No Dia da Consciência Negra: Machado de Assis também na Música!
Joaquim Maria Machado de Assis.  21.06.1839 – 29.09.1908.

Mulato, epilético, neto de escravos e filho de uma família muito pobre, Machado de Assis, nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Cronista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Órfão da mãe foi criado pela madrasta no Morro do Livramento numa comunidade de trezentos mil habitantes dos quais a metade era formada por escravos.
À Carolina, Soneto de Machado de Assis, na Música de Mário Albanese.
Machado de Assis também na música.  (Notícias Populares de sexta-feira 23 de setembro de 1988.)
Academia Brasileira de Letras recebe poema de Machado de Assis musicado
por Mário Albanese. (Diário do Grande ABC, domingo 30.10.1988)
Albanese faz Machado de Assis virar compositor. (Manchete, RJ, 09.10.1989.)
Sesquicentenário de Machado de Assis em 1989.
Tive o invulgar privilégio de ouvir, em audição especial no Museu da Literatura, Casa de Mário de Andrade, o soneto À Carolina, musicado pelo maestro e compositor Mário Albanese, evento que contou, entre outras personalidades, com a presença do ilustre presidente da Academia Brasileira de letras, Austregésilo de Athayde. O soneto gaiola de ouro da expressão poética, todo um universo de concepções e imagens cercado pela rigidez quase tirânica dos 14 versos em que foi concebido, torna-se matéria prima de difícil manuseio para aqueles que se arriscam em substituir sílabas por notas musicais, frases de sonoridade literária, por fraseado melódico, máxime pela exígua e limitada moldura que envolve o conteúdo poético a ser trabalhado! O músico conseguiu que a derradeira homenagem à Carolina, pequena obra-prima do prosador-poeta Machado de Assis fosse transformada em lírica, sonora e suave despedida, acalento para ninar o sono eterno e pranteado de um grande amor.  É minha convicção, modesto admirador que sou do músico-irmão Mário Albanese e do prosador-amante Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras, que essa parceria post-mortem, é uma aliança perfeita à embalar o descanso da amada, elegia mais que perfeita para perpetuar a imorredoura saudade de quem tanto amou!
Armando Blundi Bastos
História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Você sabia?
- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário